Veja o mundo por outras perspectivas

domingo, 14 de setembro de 2008

domingo, 13 de julho de 2008

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Sobre a morte e o morrer


"A vida, ao contrário da morte é mais sólida, é mais firme, a vida pertence ao verbo "ser", a vida é sempre alguma coisa, a vida não escapa, a vida fica e permanece."

"Pensar a vida é mais palpável"

Dissertação de Ms. R. T.





sábado, 14 de junho de 2008

Ritos de Passagem

Um novo emprego, uma nova graduação, novas escolhas. Neste momento começo de novo e começar de novo não é o mesmo que começar outra vez. Começar outra vez é repetição, começar de novo tem caráter de novidade, uma nova fase vem se colocar quando o desfecho preenche a primeira situação.

Por experiência adquirida percebemos que as coisas passam com tempo, tudo passa, mas tudo não volta para o mesmo lugar, e este não voltar para o mesmo lugar é uma oportunidade para começar de novo e não meramente outra vez. Com isso, carregamos lembranças boas ou não das coisas, das pessoas ou de vivências que tivemos.
Poder resgatar a experiência do que foi vivido, sem esvaziar o passado, nos torna mais capazes de ouvir quando o outro fala. Mesmo que esta fala seja a morte de uma paixão, a troca de um emprego, uma desilusão. Aquilo que no desfecho se dá, ainda que seja o abandono, é a oportunidade de compreensão de alguma coisa que, de fato, se deu. A aceitação da incompreensão é essencial para superarmos esse desenvolvimento constante que é a nossa questão existencial. Ilusão, finalidade e desfecho estão profundamente ligados, e a eliminação de um altera o outro. Uma ilusão precisa de um desfecho, quando uma ilusão se "des-fecha" ela ilumina a realidade.

Essa preocupação em encontrar utilidade para as coisas, para as pessoas, essa racionalização de comportamentos - nossos ou não, essa tendência à interpretação da vida não cabe no existir humano, o existir é a fala do que se mostra, o ser humano é falta, vazio, culpa, buraco, fragilidade, ausência, nada, rasgo, doença, dor, sofrimento, incomodo e transição.
Tielli Lopes

sábado, 26 de abril de 2008

Vício em internet pode ser comparado a dependência química

As redes sociais virtuais tornaram-se uma febre na última década. Os sites de relacionamento, as comunidades virtuais, os chats e second life podem aumentar o risco de problemas relacionados à saúde física e mental. A febre é tão grande que no Brasil o site de relacionamento Orkut contava 24.359.314 usuários em 2006, dos quais 64,43% eram brasileiros. Os dados estão em artigo de Ivelise Fortim publicado no livro Psicologia e Informática, do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, em 2006.

Em alguns casos as redes sociais virtuais podem deixar de ser apenas um passatempo para as horas vagas e podem se tornar uma doença patológica. Só em São Paulo há dois centros de tratamento para esse tipo de dependência, o Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes, da Universidade Federal de São Paulo e a Clínica do Núcleo de Pesquisa da Psicologia em Informática da Pontifícia Universidade de São Paulo.

Segundo a psicóloga Roze Cléia de Melo Amorim, o que determina o vício é a qualidade do uso da internet. Ou seja, usos associados a trabalhos e pesquisas neste mecanismo não são considerados como vícios, mesmo que alguns profissionais dediquem tempo excessivo diante do computador. O que tipifica o indivíduo considerado dependente da internet é a interferência deste mundo virtual em sua vida social. Ele passa a dedicar praticamente todo o seu tempo ao computador e fica solitário, agitado, tenso e deprimido, se isola da família e dos amigos. O dependente cria um universo paralelo, podendo até deixar de se relacionar com as pessoas ao seu redor.

O tratamento para este tipo de distúrbio pode ser feito com autodisciplina, terapia psicológica, mas pode incluir a administração de calmantes e antidepressivos, sob orientação médica adequada. O tratamento só passa a ter resultados positivos a partir do momento em que o indivíduo reconhece e aceita a dependência.

Tielli Lopes

domingo, 20 de abril de 2008

domingo, 13 de abril de 2008

Do ar até o arterial


Quando não tenho inspiração para escrever, busco com muita criatividade algo que leve a reflexão tanto quanto um texto opinativo ou qualquer reportagem, artigo que tape o buraco, embora eu tenha consciência sobre as duas únicas pessoas que às vezes passam por aqui (Denise e Diego) e perdem seus preciosos momentos para ler tanta bobagem. Entretanto, com uma experiência incrível que tive a pouco, que me fez refletir sobre a vida e o modo como vivenciamos cada momento dela. Tive alguns entusiasmos poéticos, mas como um ser errante - obviamente não postarei sobre mim, mas deixo o texto para reflexão, uma música que se chama Mantra, de Nando Reis.

Hare Krishna!

Tielli Lopes

MANTRA

Quando não tiver mais nada
Nem chão, nem escada
Escudo ou espada
O seu coração acordará

Quando estiver com tudo
Lã, cetim, veludo
Espada e escudo
Sua consciência adormecerá

E acordará no mesmo lugar
Do ar até o arterial
No mesmo lar, no mesmo quintal
Da alma ao corpo material

Hare Krishna Hare Krishna
Krishna Krishna
Hare Hare
Hare Rama Hare Rama
Rama RamaHare Hare

Quando não se tem mais nada
Não se perde nada
Escudo ou espada
Pode ser o que se for livre do temor

Hare Krishna Hare Krishna
Krishna Krishna
Hare Hare
Hare Rama Hare Rama
Rama RamaHare Hare

Quando se acabou com tudo
Espada e escudo
Forma e conteúdo
Já então agora dá para dar amor

Amor dará e receberá
Do ar, pulmão; da lágrima, sal
Amor dará e receberá
Da luz, visão do templo espiral

Hare Krishna Hare Krishna
Krishna Krishna
Hare Hare
Hare Rama Hare Rama
Rama Rama
Hare Hare

Quando se acabou com tudo
Espada e escudo
Forma e conteúdo
Já então agora dá para dar amor

Amor dará e receberá
Do ar, pulmão; da lágrima, sal
Amor dará e receberá
Da luz, visão do templo espiral

Amor dará e receberá
Do braço, mão; da boca, vogal
Amor dará e receberá
Da morte o seu guia natal

(adeus dor...)



domingo, 16 de março de 2008

CET vai regulamentar procedimentos financeiros





O Custo Efetivo Total tem o objetivo de regulamentar os procedimentos adotados por instituições financeiras e sociedades de arrendamento mercantil que trabalham com operações de crédito e de arrendamento mercantil financeiro para pessoa física. Agora ficou mais fácil para o cliente saber exatamento o que está contratando.


Desde 03 de Março de 2008 segundo a resolução 3517 do Banco Central do Brasil (BACEN) todos os clientes ao simular ou formalizar operações de crédito devem ser informados sobre a taxa de juros mensal e o custo efetivo total anual da contratação. Lembrando que em uma simulação comum de crédito pessoal, até março deste ano o cliente não era informado sobre o valor total financiado e sim sobre o valor da contratação.

O CET inclui a taxa de juros (valor percentual cobrado pela concessão do crédito ao cliente), TAC (Tarifa de Abertura de Crédito, cobrada pelos custos operacionais para abertura do crédito solicitado), IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras, recolhido pelo governo (Passou de 0,0041% a 0,0082% e alíquota de 0,38% com o fim da CPMF), TME (Tarifa de Manutenção de Empréstimo, cobrada em cada parcela do empréstimo), Seguro Prestamista (garante a quitação do saldo devedor do contrato de crédito pessoal em caso de morte).

No cálculo do CET não é considerado o índice de preços, taxas flutuantes ou outros referenciais de remuneração cujo valor sofre alteração no decorrer do prazo da operação.



Tielli Lopes

sexta-feira, 7 de março de 2008

Você sabe o que é Meme?


Se não fosse minha querida amiga Dê acredito que eu nunca saberia. Meme é aquela enquete que na escola a gente passava para os amigos responderem e depois a gente lia como se fosse a coisa mais interessante do mundo. Dê, postei aqui também..



Uma paixão: duas, três, quatro..Uma hora: a de dormir
Um astro: sol???.. neh?!
Um móvel: auto! Quer mais comodidade? hehe
Um líquido: água – básico!
Uma pedra preciosa: Diamante com certeza!
Uma árvore: a de bucha
Uma flor: rosa vermelha
Um animal: nossa, não gosto de animais! Serve Borboleta?
Uma cor: lilásUma música: fato consumado – Djavan “No fundo eu julgo o mundo, o fato consumado e vou embora, não quero mais de mais a mais me aprofundar nessa história, arreio os meus anseios, perco o veio e vivo de memória, eu quero é viver em paz..”
Um livro: Cem Anos de Solidão – Gabriel García Márquez
Uma comida: San Remo
Um lugar: Praia
Um verbo: viver Uma expressão: Putz! Uau....
Um mês: FevereiroUm número: 25 que somado dá 7 pra mim completo!
Um instrumento musical: rabeca.. rsrs
Uma estação do ano: Outono
Um filme: Putz! Antigo hein... “Lendas da Paixão”

domingo, 13 de janeiro de 2008

Exploração Sexual Infantil


Através de uma pesquisa realizada pela Unicef e a Universidade de Brasília, apresentada pelo governo federal.
Concluiu-se que 937 cidades do país, possuem registros alarmantes de prostituição infantil.
A pesquisa mostra que são utilizadas 240 rotas para o tráfico nacional e internacional da exploração sexual.
Considerando em primeiro lugar a região Nordeste com 298 municípios, mostrando a desigualdade social como principal motivo. Em segundo lugar a região Sudeste com 241 cidades. Em terceiro lugar o Sul com 162 municípios.
Com 127 cidades fica em quarto lugar o Centro-oeste e em quinto lugar o Norte com 109 cidades.
A exploração sexual é o terceiro mais rentável comércio mundial, perdendo somente para os fabricantes de armas e do narcotráfico. Tendo esse panorama, o Brasil buscou estreitar entendimentos com os governos da Argentina, Bolívia, Colômbia, Paraguai e Venezuela para tomar medidas que permitam erradicar a prostituição sexual nas zonas fronteiriças.
Organizações não-governamentais calculam que aproximadamente 100 mil crianças sofrem violência sexual ou vendem seus corpos nas ruas. Elas são exploradas por adultos que muitas vezes não recebem advertências ou punições.
No Brasil os acusados de lenocínio e de pedofilia podem pegar penas que variam entre quatro e dez anos de prisão.
Recentemente, foram divulgados pela universidade de Brasília os resultados do Estudo Analítico de Enfrentamento da Exploração Sexual no Brasil (UNB). No estudo, consta uma lista que compreende 930 municípios brasileiros e, dentre estes, incluem-se Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba e Arujá como áreas onde existe exploração sexual de menores.
Entre todas as cidades apontadas, 93 estão no estado de São Paulo. Foram levantadas quatro modalidades de exploração de menores: tráfico para fins sexuais, pornografia infantil, turismo sexual e prostituição.
As cidades da região do Alto Tietê que constam na lista do Estudo foram identificadas na modalidade prostituição.

domingo, 6 de janeiro de 2008

A Rede


Nenhum aquário é maior do que o mar
Mas o mar espelhado em seus olhos
Maior, me causa um efeito
De concha no ouvido, barulho de mar
Pipoco de onda, ribombo de espuma e sal


Nenhuma taça me mata a sede
Mas o sarrabulho me embriaga
Mergulho na onda vaga
Eu caio na rede
Não tem quem não caia
Às vezes eu penso que sai dos teus olhos o feixe
De raio que controla a onda cerebral do peixe


Nenhuma rede é maior do que o mar
Nem quando ultrapassa o tamanho da Terra
Nem quando ela acerta, nem quando ela erra
Nem quando ela envolve todo o planeta
Explode, devolve pro seu olhar
O tanto de tudo que eu tô pra te dar
Se a rede é maior do que o meu amor
Não tem quem me prove


Às vezes eu penso que sai dos teus olhos o feixe
De raio que controla a onda cerebral do peixe
Se a rede é maior do que o meu amor, não tem quem me prove
Eu caio na rede, não tem quem não caia.....